O que é big data e para que serve? Exemplos e usos práticos

Uma das opções é o Prax Analytics, um aplicativo que oferece controle total sobre dados de vendas, marketing, financeiro e comportamento dos clientes. Com ele, você pode acompanhar o ROI da sua loja, monitorar métricas como LTV, CAC e recompra, e ainda mensurar sua lucratividade em qualquer período desejado. Um exemplo são os sistemas de verificação de vulnerabilidades que são utilizados pela equipe de TI para fazer uma varredura na rede da empresa. Eles são alimentados com uma grande quantidade de dados sobre ocorrências cibernéticas, de modo que qualquer falha de segurança é identificada rapidamente e corrigida a tempo. O termo https://br.niadd.com/article/1189729.html foi criado em 1997 pelos pesquisadores da NASA Michael Cox e David Ellsworth. Eles usaram essa expressão em um artigo sobre visualização de grandes volumes de dados, que não podiam ser armazenados e processados pelos sistemas da época.

Como tantos outros recursos, ele pode trazer a redução de custos e a melhoria na produtividade, além de fomentar a  inovação. Embora o conceito de Big Data exista há anos, a maioria das organizações só passou a entender recentemente a importância de capturar todos os dados que passam pelo seu negócio. A importância do Big Data se dá pelo fato dele possibilitar um sistema estratégico de análise de dados para as empresas.

Para que serve o big data?

Ao adotar o Big Data, é fundamental priorizar a qualidade e confiabilidade das informações coletadas, seguindo os princípios de veracidade e valor que vimos neste artigo. Por fim, se você quer aumentar o tráfego do seu e-commerce, o Big Data é uma excelente ferramenta para isso. Para começar, é fundamental utilizar os dados do Google Analytics, que mostra informações como número de visitantes, tempo de sessão, taxas de conversão e muito mais. Na área de segurança da informação, o Big Data é utilizado para compilar as diferentes possibilidades de fraudes e golpes.

Basicamente, o que chamamos de Big Data (dados estruturados ou não, em grande volume, gerados rapidamente e com formatos variados) é a base para os treinamentos de modelos de Machine Learning (ML). Em contrapartida, existem dados que são facilmente reconhecidos pelos bancos e facilitam a análise e processamento. A crescente dos dados disponíveis e os modelos just in time de negócio, tornaram indispensáveis uma forma de análise em tempo real de grandes quantidades de dados.

Redes Sociais

Sem tecnologias efetivas como apoio, é normal se perder no meio dos conhecimentos diversos e não identificar quais pontos são ou não relevantes. Saiba porque é que o SAS é a plataforma analítica mais confiável do mundo, e porque é que os analistas, clientes e especialistas da indústria adoram SAS. A Coca cola é uma gigante do setor industrial, que utiliza o Big Data para avaliar seus consumidores.

O segredo das empresas de sucesso é tornar o Big Data Analytics uma parte ativa do cotidiano  dos times. Aliás, foi esse fato que motivou tanto o crescimento do conceito de Big Data. Em sua maioria, são plataformas de organização e decupagem de dados, que facilitam a inferência deles em um futuro próximo. As aplicações que mencionamos anteriormente combinam Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial. É preciso, portanto, saber a diferença principal entre esses conceitos e a relação entre eles. Também associada com a IoT, a manutenção preditiva se destaca por oferecer novamente uma capacidade preventiva para as empresas.

Leave a Reply